domingo, 5 de fevereiro de 2012

O Hobbit - J.R.R. Tolkien






O Hobbit faz parte da vasta lista de livros que me envergonho de nunca ter lido. Como haverá o filme do livro de Tolkien este ano (após muita enrolação), e havia, convenientemente, um exemplar da obra aqui em casa à minha disposição (esta edição da foto), resolvi eliminar este item do “hall of shame”. Daí, só faltarão outros milhares (como a trilogia que o segue... eu sei, eu sei, me envergonho muito mesmo!).
Logo no início do livro me identifiquei muito com o estilo de vida hobbit. Acho que não prezo nada mais que o conforto da minha “toca”, os desjejuns fartos, e as horas de contemplação da vida sentada na poltrona segura da minha sala. A rotina é um prazer apreciado por poucos, deveras. Mas esse hobbit, o Sr. Bilbo Bolseiro, foi obrigado por Gandalf e um bando de anões a seguir em uma aventura em busca de vingança e recuperação de um tesouro há muito tomado dos anões por um dragão, Smaug, nas montanhas. Relutante como pôde e desconfiado como nunca, partiu para essa aventura perigosa e traiçoeira contra sua vontade. Mas ao longo do caminho, onde conheceu elfos, águias e homens,  e combateu trolls, orcs e wargs, foi, aos poucos, revelando ser mais corajoso e sábio do que jamais imaginara. E isso mudou muito sua vida, assim como a de seus colegas.
Vários pequenos detalhes do livro tornam a narrativa uma obra muito divertida e especial para a leitura. O estilo de escrever de Tolkien deixa o leitor entretido, pois é ao mesmo tempo formal e bastante descontraído. Passagens como “(...) e havia o hobbit que era tão grande que podia até montar um cavalo”, entre outras, abrem sorrisos durante a leitura.
E mais: durante a aventura o hobbit encontra o anel! Sim, aquele mesmo anel que gerou todos os problemas que você conhece pelos outros livros/filmes (my precious!!!). E eu fiquei pensando, talvez influenciada pelo conhecimento da história, que neste livro o anel já demonstrava ser um pouco maligno como viemos a saber depois. O próprio Bilbo, ao encontra-lo e descobrir sua utilidade, não quis, a princípio, contar a nenhum de seus companheiros o achado.
Durante a longa aventura, várias vezes o Sr. Bilbo Bolseiro deseja estar em sua toca, prestes a tomar o segundo desjejum. E o desejou não pela última vez. O caminho é longo, as aventuras árduas e o tesouro farto. Melhor ainda é acompanhar tudo isso pela leitura.

O filme, O Hobbit - Uma Jornada Inesperada, está previsto para este ano.



Nenhum comentário:

Postar um comentário