quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Falando besteira.

Difícil não ter uma posição pessimista de tudo. Nos últimos tempos, se vejo as notícias nos portais online, se abro o facebook, se vejo telejornal, se saio à rua e ouço as conversas ao redor, se troco ideias com alguém... vou encolhendo, encolhendo e ficando pequenininha, tão pequenininha, de tanta tristeza generalizada. O que está certo dentro disso tudo? Mais fácil perguntar isso do que o contrário. As pessoas desfilam ódio e preconceito numa posição completamente defensiva, hostilizando outras que nada mais, nada menos, são culpadas apenas de pensar e expor suas opiniões.
E aí vem o loop eterno: todos têm o direito de expor suas opiniões, mesmo aqueles que são contrários a isso (entenderam o paradoxo??).
Então vamos lá: ódio aos homossexuais (tudo é culpa deles, desse "povo que não presta"), aos índios (sim, a demarcação da terra deles nada mais é que um golpe influenciado pelo império americano e europeu querendo impedir a expansão das nossas fronteiras agrícolas), aos médicos cubanos e Cuba em geral (escória do planeta, DEUSMELIVRE se o Brasil vira um país como esse, sem educação, sem saúde, sem mídia livre (!!!), com tanta pobreza, sem esperança, já pensou como seria?), aos serventes de pedreiro que conseguiram comprar carro (gente, quem aguenta tanto carro na cidade?), às mulheres que insistem em ter direitos iguais e voz (don´t even get me started), aos folgados que entram na universidade pelo sistema de cotas (coisa mais injusta com quem estudou direitinho na escola particular a vida toda, não é, meu povo branco?), a tudo que atrasa nossa sociedade e corrompe os valores tradicionais que vêm dando certo a tanto tempo. Afinal, pra que mexer em time que tá dando certo, né?
(Pausa pra garantir que todos entenderam o recurso da ironia usado aqui. OK)
Por tudo isso e muito muito muito mais (nossa, muito mais mesmo) é que não tem como permanecer feliz em um país que, por exemplo, cogita colocar Bolsonaro na Comissão de Direitos Humanos da câmara. Parece coisa de uma realidade paralela, uma piada contada por aqueles palhaços melancólicos e decadentes que só dá vontade de chorar. Depois de tudo, vem isso de novo? Não quero falar mal do país, colocar a culpa em algo externo e fingir que não tenho nada a ver com isso. Mas então, o que fazer? Parece que estamos vivendo constantemente em um episódio de Simpsons, mas sem o lado engraçado.
Eu sei que minha visão é apenas uma faceta um tanto ingênua dessa brincadeira toda, e que eu também, vez sim, vez não, estou apenas colocando o nariz de palhaço. Mas é que é triste, meu povo. E eu não sei mais o que opinar, o que pensar, se devo ou não racionar sobre isso tudo, pois fico cada vez mais longe de qualquer fio de esperança. Acho que vou parar de ler notícias por um tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário