quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Das cenas inesquecíveis

Gosto muito do trabalho do Richard Linklater. Ele fez sucesso na cena independente nos anos 90, e nos presenteou com o inigualável Waking Life, filme que me marcou muito, e alterou por muito tempo minhas noites de sono. Volta e meia ainda lembro da exclamação de Kierkegaard: "Arrebata-me!", que me persegue anos a fio. 
 Mas os trabalhos mais conhecidos dele são com certeza os idílicos Before Sunrise e Before Sunset. Acho que nenhum romântico com um mínimo de imaginação possou ileso por estes filmes. O cenário proposto, de passar de estranhos a amantes em um tempo tão curto quanto um dia, em lugares maravilhosos, desconhecidos, vívidos e, convenhamos, europeus (rsrs) está no imaginário de todos que assistiram esses filmes. O mais interessante, talvez, é a simplicidade de todos os momentos mostrados. É basicamente em um diálogo durante uma caminhada descontraída que os momentos mais ricos da vida acontecem. E o encontro de duas pessoas nesse processo é quase um pequeno milagre. 


A cena a seguir eu já assisti tantas vezes que eu me esqueço que é uma cena. Parece vida, a sua vida, a minha, de todos. É a cena final de Before Sunset, que diz tudo sem dizer nada. Nina Simone, Just in Time. Perfeição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário