segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

TOP 5 Covers melhores que originais!

Pode parecer estranho, mas algumas vezes uma banda ou outra consegue a proeza de se sair melhor fazendo covers de músicas do que as próprias bandas que as compuseram. Claro, isso é uma raridade, requer muita inspiração e ousadia, mas acontece. Talvez a música tenha sido feita pra eles. Ou você nunca teve a sensação de que poderia escrever aquele livro tão bem ou até melhor que o autor? Tá bom, nunca tive essa sensação um tanto presunçosa, mas às vezes a luva encaixa tão bem... Aí está meu TOP 5, totalmente subjetivo, de covers que ficaram melhores que os originais. Não me leve a mal, os compositores citados são realmente gênios, mas os imitadores tiveram a felicidade de fazer a música marcante. E aí vai...

5) Tainted Love, Soft Cell (Gravação original Gloria Jones)
Nem preciso dizer, essa música é um clássico dos anos 80! Com uma pitada de sensações doentias e muitos barulhos de tecladinhos, a música ficou ótima nas mãos do Soft Cell (desnecessário dizer que este é o único cover da canção que vale a pena...)



4) Easy, Faith no More (Gravação Original Commodores)
Ver uma banda como Faith no More, que fazia músicas ora bizarras ora barulhentas, ora ambos, gravar uma canção destas com tal facilidade e naturalidade... ah, tem que se dar o crédito aos moços. E, além do mais, admito que gosto do barulho dos caras. Mas essa é inesquecível mesmo, qualquer casal apaixonado que o diga.



3) The Man Who Sold the World, Nirvana (Gravação Original David Bowie)
É claro que eu adoro o Bowie o quanto é possível adorar, e tudo que ele faz fica perfeito (tiete feelings). Mas é claro, também, que tive uma adolescência obcecada pelo Nirvana e suas camisas de flanela, cabelos sujos e guitarras quebradas nos amplificadores. Impossível negar. Quando a banda fez o Acústico MTV, meu som tocou o mesmo disco por longos meses... e não tenho vergonha disso. Eles eram bons mesmo. E essa música faz demonstra um pouco desse talento.



2) Nothing Compares 2 You, Sinéad O'Connor (Gravação Original Prince)
Sim, é de cortar os pulsos. Sim, é uma das músicas mais tristes e desesperadas que você já ouviu. Sim, a letra podia ser escrita por você. É compreensível. Por isso está aqui.



1) Superstar, Sonic Youth (Gravação Original The Carpenters)
Essa é a número 1 porque sempre que penso no tema "covers melhores que originais", é essa música que me vem à cabeça. Foi tão inesperado que o Sonic Youth fizesse algo desse tipo (quer dizer, você já ouviu Sonic Youth?), que ficou simplesmente inacreditável. No melhor sentido possível, claro. E esse vídeo, a luz, o ar retrô, me traz uma sensação de amor bandido, de tragédia iminente, que não sei explicar. Meio louco mesmo... Em June, o filme que com certeza você achou fofo, o futuro papai adotivo diz que essa é a única música da banda que é bonita de verdade, o resto é barulho. Na hora, me identifiquei tanto que até me emocionei. Hoje que escuto mais Sonic, já consigo ouvir música em meio aos barulhos. 




Sei que é um TOP 5 (referência a um dos livros mais legais que já li, High Fidelity do Nick Hornby), mas essa ficou de fora porque eu não sei se posso considerar isso um cover, pois afinal a moça era mesmo uma intérprete. Só pra constar, vai aí uma brasileira, Elis Regina, cantando uma canção do fantástico Chico Buarque, na melhor das interpretações melodramáticas, com adorável ar de jazz.



2 comentários:

  1. Respostas
    1. Depois que postei me vieram mais um monte à cabeça... mas são lindas as músicas mesmo!

      Excluir